Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*
Foto: Reprodução/Internet
O CRESCIMENTO do país nos últimos anos tem sido medíocre. Não absorve a quantidade de jovens que entram no mercado de trabalho, a juventude nem-nem, nem estuda, nem trabalha. As mudanças tecnológicas cobram qualificação para essa mão de obra; para piorar, estamos em estagflação, ou seja, o Brasil não cresce ou cresce pouco, mas tem inflação anual de 10%. Como a renda dos trabalhadores despencou, e há quem trabalhe sem carteira assinada, a burguesia aumentou seus lucros e perdoa as boçalidades do presidente.
PELO menos parte da burguesia, principalmente o agronegócio, adora o Lorde das Trevas. A outra parte busca a Terceira Via, ainda anêmica de voto.
COM Lula o país volta a crescer? Depende, não basta a vontade dele. Os investimentos podem voltar, mas se não forem abaixo as reformas trabalhistas que retiraram direitos dos trabalhadores pode haver crescimento e ele ficar concentrado no alto.
POR isso, a esquerda socialista deve dialogar com as massas, incentivando-as a ir à rua para reivindicar; não se trata de desconfiar de Lula, mas de cobrar dele o “espetáculo do crescimento” (que as más línguas, que as há, dizem que só a mulher de Lula vê) que inclua os trabalhadores.
SE for um governo frustrante, que não dê alento à classe trabalhadora, será explorado pela extrema direita, e eles podem voltar.
ESTARÁ uma merda, mas não dará para todos.
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.