Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*
Foto: Reprodução
O DEMÔNIO se chama Donald Trump. A extrema direita israelense joga suas fichas na eleição do fanfarrão americano. As manifestações nas grandes capitais, ignoradas de propósito pela mídia ocidental, desgastam a posição da União Europeia.
DE BOCA pra fora, falavam em um Estado palestino, mas Netanyahu permanece intransigente. A parte de Gaza que se esvazia foi prometida por Israel para passar, por um preço mais barato, gás para a União Europeia.
O MASSACRE covarde do Exército israelense contra os palestinos não tem aquele discreto charme da burguesia europeia. Israel é o Carcará daquela região: pega, mata e come. Há um setor que incomoda Netanyahu: parentes dos mais de 100 sequestrados pelo Hamas. Denunciam a arrogância do Serviço de Inteligência que não percebeu os preparativos do Hamas. O desespero dos familiares faz com que perca espaço pela direita.
A MÍDIA ocidental, com as exceções de praxe, afirma que os ataques de Israel são “cirúrgicos”, só atingem locais que pertencem ao Hamas. Disseram o mesmo no Iraque: uma farsa.
AS AUTORIDADES Sanitárias enviaram para o jornal espanhol EL PAÍS o nome, o sobrenome e o documento de identidade dos mortos, porque Israel dizia que os números estavam falseados.
NÚMERO de mortos até 21 de janeiro: 25.105
12.345 crianças ( 50%)
7.100 mulheres (29%)
5.217 homens (21%)
Mais ou menos 7 mil soterrados. Continuando com EL PAÍS:
Guerra na Ucrânia: 38 mortos por dia
Guerra na Síria (2014 e 2023): 45 mortos por dia
Guerra no Iraque, que começou em 2003: 238 mortos por dia
Gaza: 239 mortos por dia.
***
O GENOCIDA está com Trump e este, já vimos, pode abrir as portas e o conflito se estender por toda a região. Não está inelegível? Sim, mas o julgamento final é o da Suprema Corte. Nas pesquisas, está na frente.
O ano de 2024 promete…
*
NOTA: os números foram extraídos de um artigo escrito pelo amigo e escritor Halley Margon, que mora na Espanha. Obrigado, Halley. A luta continua.
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.