Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*
Imagens: reproduções
PARA os filósofos pré-socráticos gregos, como Tales de Mileto, a resposta é não. Para os pesos-pesados Aristóteles, Sócrates e Platão, existe sim. Quem muito tempo depois volta com a questão é Kant, que vivia recluso. Ele falava da inacessibilidade da coisa em si. Ora, se você domina uma coisa, conhece seus métodos, ela deixa de ser “inacessível”.
HEGEL, com seu método chamado dialética, é quase a pá de cal nos que negavam a verdade. Ela volta a ser negada por Nietzsche. O filósofo húngaro Lukács afirmou que quando as coisas correm bem para a burguesia ela estimula a racionalidade. Em momentos de crise, ela estimula o irracionalismo.
VOCÊ indagará: Não vai falar de política hoje? Pelo contrário, é nela que estou pensando. A pesquisa Datafolha que constatou a queda na aceitação do governo Lula foi seguida pelo Quaest, que mostrava Lula ganhando de todos os oponentes no segundo turno. Contraditório? Tem mais? Tem. O Instituto de Pesquisa Atlas fez uma sobre instituições em que o entrevistado dá notas para igreja católica, igrejas neopentecostais, Supremo, Congresso, Executivo. Os resultados atestam que já chegou no país a Crise de Representação.
AS TRÊS pesquisas mostram realidades distintas. A do DataFolha anima a extrema direita. A do Quaest deixa Lula animado e a do Atlas desagrada a todos.
NÃO duvido que haja muita gente nos comícios do dia 16, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O que vai reivindicar o ato? Anistia para os envolvidos na invasão em Brasília. Achei exagerada a pena de 17 anos para o idiota que levou um exemplar da Constituição, a primeira, quando proclamou-se a República. A punição pode ser exagerada, mas teria de haver alguma. A impunidade geraria mais atos de vandalismo. Botar milhares de pessoas pra isso é a prova de que a extrema direita quer manter a ilusão de que a população quer que Lula saia logo.
NO caso da Quaest o candidato mais capacitado em derrotar Lula é Tarcísio. Os demais são picaretas grosseiros. E o Atlas?
A PESQUISA do Atlas mostra repúdio da opinião pública ao pentecostalismo e ao Congresso. Na Europa e nos Estados Unidos há muito tempo parte do eleitorado não aparece para votar. Identifica na direita a barbárie e constata a acomodação da esquerda. Potencial para alterar a situação teria a esquerda socialista, se abrir mão de certo purismo ou da pressa em ver resultados.
AS PESQUISAS mostram parte da realidade. Já dizia Hegel: “a verdade é o todo.”
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.