Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*
Imagem: Reprodução/Internet
A GRANDE imprensa é uma empresa. Como tal, seu proprietário faz parte da burguesia. Seus empregados são jornalistas e outros da área administrativa. No Brasil, a longa permanência da ditadura fez com que a imprensa fosse vista como Do Bem, devido à forte censura ao Estado de S. Paulo, à Folha de S. Paulo, ao Jornal do Brasil, já extinto etc.
QUANDO surgiu a Internet, houve a ilusão de que o cidadão comum poderia influenciar nas notícias das Redes Sociais. Na semana passada, Facebook e Google foram acusados de omitir material pró-Palestina.
NA REVISTA piauí de outubro, a jornalista Denyse Godoy fez uma matéria mostrando que, com exceção do Valor Econômico, as revistas online e físicas de economia pertencem aos bancos de investimento. Uma das mais conhecidas é a revista Exame, pertencente ao BTG Pactual, cujos sócios vetam matérias que consideram prejudiciais aos interesses do banco.
TOMEMOS dois exemplos de atuação da mídia: Governo Lula e massacre do povo palestino.
LULA declarou que dificilmente cumpriria o que prometeu: déficit de 0%. Para este ano, ficaria difícil. Consternação geral do Mercado!!! Editorial da Folha afirmou que Lula sabota o Brasil!!! Vai gastar mais do que arrecada. Onde já se viu isso?
SE UM casal, em vez de gastar mais do que ganha, economizar, pode, com o excedente, programar uma viagem, comprar um produto eletrônico novo, colocar o dinheiro para investimento bancário etc. Adoram usar o exemplo do casal.
GOVERNOS não são um casal. Podem pedir emprestado ou emitir dinheiro. Lógico que deve haver cautela: mais dinheiro no mercado pode gerar inflação, porque você aumenta o preço do seu produto para ter mais dinheiro, já que tem mais em circulação.
EMPRÉSTIMO você pode pedir, sem exagerar no valor porque os juros são altos.
REPITO: governo não é casal. A imprensa diz que Lula vai gastar a rodo. Sim, no agronegócio, que adora dizer que move a exportação do país e ama Bolsonaro, o governo Lula investiu este ano 436 bilhões de reais. Resultado: somos o maior exportador de milho, superando os Estados Unidos!!! O agro adora falar em privatização, mas não abre mão do empréstimo do Banco do Brasil.
COM O Bolsa Família atualizado, o FMI afirmou que 3 milhões de pessoas saíram da pobreza no Brasil este ano.
EM 2022, para se reeleger, Bolsonaro deu 300 bilhões para quem não precisava, polícia rodoviária, caminhoneiro etc. Sobre isso, o silêncio da Folha e do Estadão.
O DESENROLA limpou o nome de milhões que podem agora ter crédito, agindo de forma responsável.
COMEQUIÉ, se não vai ser déficit 0%, quanto vai ser?
EM relação ao PIB (tudo que é produzido no país), o déficit será provavelmente de 1,5%. Não, não digitei errado, 1,5%. É isso que a Folha chama de “Sabotagem”.
***
JÁ o conflito no Oriente Médio, ainda vou me ocupar dele, mas impressiona a pusilanimidade da mídia mundial veiculando as posições do governo de extrema direita de Israel. Um hospital foi atacado? Não foi Israel, foi o Hamas. Um ataque a um prédio matou crianças. Foi sem querer. Embaixo do prédio tem túneis que servem ao Hamas. A mesma precisão cirúrgica do ataque norte-americano a Saddam Hussein. Só alvos militares…
A FRASE feita de que na guerra a primeira vítima é a verdade tem seu valor. Antes de atacar, Israel colocou a fantasia de vítima e quer desmoralizar a ONU ou eleger um capacho subserviente a Israel e aos Estados Unidos.
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.