Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*
Foto: Reprodução internet
NÃO, não enlouqueci. É que entre os republicanos apareceu um candidato que consegue fazer com que a gente diga “Volta Trump…”
NÃO, não se trata daquele que mencionei na semana passada, que quer que as escolas ensinem aos alunos os efeitos “benéficos” da escravidão(!). É pior, muito pior. Comparado com ele, o Trump é comuna, esquerdopata empedernido.
O NOME do picareta é Ramaswamy, não é branco porque seus pais nasceram na Índia. Fez sucesso no debate entre republicanos, que não contou com a presença de Trump. Como está bem na frente, evita o desgaste.
QUAIS são as ideias do referido picareta?
PARA ele, só existem dois gêneros. LGBTs ficarão a pão e água.
O DESENVOLVIMENTO econômico exige combustíveis fósseis, ou seja, petróleo. Ele deve achar que mudança climática é “coisa de viado”.
ELE afirma que uma fronteira aberta não é uma fronteira. Imigrantes oriundos do México, acautelai-vos, ele vai receber imigrante a bala.
PAIS é que determinam a educação dos filhos. Ele concorda com isso. Pedagogos e professores? Devem ser agentes da China.
POR fim, para ele o capitalismo tira as pessoas da pobreza. Como, minha senhora? Não, infelizmente ele não deu exemplos.
O BAIXO crescimento da taxa de lucro enlouqueceu a burguesia mundial, gerando uma nova extrema direita. Fascistas fortalecem a política contra os imigrantes na Itália, na Espanha. Na Argentina, aparece um Javier, no Brasil, um Bolsonaro.
AS ações legais contra os neofascistas não acabam com eles; Bolsonaro vai posar de vítima, tal como no episódio da facada. Não é possível derrotar o populismo de direita fazendo mais do mesmo. Isto se aplica ao PT e mesmo a setores de centro-direita.
UMA possível saída seria ampliar a democracia, através da participação direta com consultas online, plebiscito etc. Embora pareça utópico, o grande capital poderia absorver isto. Desde que a extração de mais-valor, trabalho não pago, que é o lucro dos patrões, fique como está.
COMO ficamos? É desigual o desenvolvimento das lutas para ampliar a democracia e as lutas econômicas. É desigual, mas pode ser combinado.
UM sujeito chamado León Trotsky criou este conceito. Stalin mandou matá-lo.
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.