Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Wendell Setubal*/
Reprodução: Internet/
“OS Estados Unidos são um tigre de papel.” Quem disse isso foi Mao Zedong, então dirigente máximo da China. Será que ainda são?
BIDEN, presidente norte-americano, está aumentando a Otan, exército paralelo criado em função da Guerra Fria. A Guerra Fria acabou, a Otan continuou. Sua expansão faz um cerco à Rússia, visando neutralizá-la. Os reais interesses são outros. A China. Debilitar a Rússia, que tem armas nucleares, interessa aos americanos, já que ela seria o grande aliado da China. Os EUA são um feroz tigre.
MAS de papel, porque deve quase 1 trilhão de dólares e seu principal credor é a China, maior compradora dos Títulos da Dívida Pública. Os EUA só não declaram falência porque emitem a moeda de troca mundial, o dólar. A China pretende, com a criptomoeda que lançou, derrubar o dólar em longo prazo e realizar negócios com todos os países.
HÁ um tigre, mas é de papel.
***
Quanto às tigresas, o fato aconteceu, é verdadeiro.
Os filhos da dona Heloisa montaram um curso pré-vestibular gratuito na igreja do padre Daniel. Eles eram da Var-Palmares, organização guerrilheira liderada por Carlos Lamarca, capitão que desertou do exército.
A repressão invadiu o curso e prendeu um dos filhos de dona Heloisa e o padre Daniel. Depois fez mais prisões, mas o líder do grupo, o outro filho de dona Heloisa, fugiu.
Dia de visita. Dona Heloisa vai visitar o filho preso no DOPS. A demora leva dona Heloisa a puxar conversa com outra mãe.
Heloisa – Demoram de propósito, não é?
Outra Mãe – Pois é, mas fazer o quê? Eles é que mandam…
Heloisa – Pois é, meu filho era um dos professores do curso.
Outra Mãe – Chamaram meu filho de “subversivo”. Um rapaz que ajuda quando pode os necessitados.
Heloisa – O meu também. Vai me buscar depois da missa, porque eu vou à igreja duas vezes por dia.
Outra Mãe – Que maravilha, que filho bom que a senhora tem!
Heloisa – Foi chamado de comunista.
Outra Mãe – A senhora sabe, os comunistas agem, botam todo mundo no meio e saem de fininho.
Heloisa – É sempre assim, os comunistas agem assim!
Outra Mãe – Aqui foi um tal de Janu. Fugiu, o comuna.
Heloisa – Que que a senhora está dizendo? Que o responsável é o Janu?
Outra Mãe – É, sim. É comunista e ainda por cima covarde, deixou todos na mão.
Heloisa (exaltada) – Fique sabendo que o Janu é meu filho e não é nada disso que a senhora falou. Quem começou tudo, cedendo o espaço, foi aquele comunista que é o padre Daniel.
Outra Mãe – Meu filho não é comunista, sou mãe do padre Daniel. Ele exala um odor de santidade, quis fazer o bem, mas os subversivos fazem de tudo para jogar nas costas dele.
Heloisa – Odor de santidade!!! Enxofre agora é isso? Padre comunista.
O pessoal do DOPS gargalhava com a discussão entre as duas. Os outros pais e amigos dos presos ficaram perplexos com a discussão e riram discretamente.
***
Em tempo: Heloisa foi minha primeira sogra, o cursinho era na igreja de Osvaldo Cruz e Daniel, perseguido por Dom Eugênio, abandonou a Igreja católica e virou pastor protestante. Continuou de esquerda. Os meus cunhados, o que estava preso e o que escapou, foram assassinados, um pelo exército, outro pela PM.
*Wendell Setubal – Revisor de texto com Pós-Graduação pela PUC-MG. Publicado originalmente na página Fato e Ideias no Facebook.