Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foto: Reprodução/
O economista Almir Cezar Filho conversou com Gustavo Machado sobre Anuário Estatístico do ILAESE. Almir também apresentou o quadro Informe Econômico.
Assista aqui ⤵️
Nesta quinta-feira 18/11, às 19h30, mais um episódio inédito e ao vivo do programa Economia É Fácil, o economista Almir Cezar Filho e seus convidados, aqui nas plataformas da Web Rádio Censura Livre, debatendo os temas econômicos mais importantes do momento, em linguagem fácil e na ótica dos trabalhadores.
?️Convidado: Gustavo Machado, do canal Orientação Marxista e pesquisador do ILAESE.
?️Tema da semana: O Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômico (ILAESE), entidade voltada à pesquisa social aplicada e à formação de lideranças operárias e sindicais, lançou no começo do mês de novembro o “Anuário Estatístico do ILAESE – Trabalho & Exploração 2021: O mapa da exploração dos trabalhadores no Brasil e no Mundo”. O terceiro número de seu Anuário exibe rankings de exploração, produtividade, remuneração. E apresenta ainda: uma nova metodologia para análise relação entre o Estado e o capital privado; a atual regressão do Brasil na divisão internacional do trabalho; os impactos da “Indústria 4.0”; dados da exploração nas maiores empresas do Brasil e do mundo; e muito mais. Esse lançamento coincide com as recentes falas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia Paulo Guedes de que o Brasil passaria no momento por uma intensa recuperação econômica a partir de investimentos privados, apesar dos dados sugerirem o contrário. Brasil com Bolsonaro e Guedes: mais pobre, desigual e explorado?
PERGUNTA 1 | Em que o Anuário complementa os trabalhos divulgados pelo IPEA, IBGE, ou mesmo do DIEESE, como uma “radiografia” social e econômica do Brasil, do ponto de vista da classe trabalhadora? O que você mais de mudança entre as três edições do Anuário Estatístico do ILAESE, até mesmo metodológica, ênfase ou temário explorado você destacaria para gente?
PERGUNTA 2 | O Brasil está mais desigual e pobre e o trabalhador brasileiro é mais explorado, após três anos de governo Bolsonaro-Guedes? A culpa seria da pandemia (e da política dos governadores)? O Brasil em algum momento chegou a ser menos desigual, pobre e explorado antes, como afirmam tanto por aí, especialmente os petistas e seus simpatizantes?
PERGUNTA 3 | O país está quebrado? E quem quebrou foi o PT, tanto pela corrupção, como por erros na política econômica intervencionista, como alegam a Imprensa, o Mercado e os liberais e o Bolsonarismo?
PERGUNTA 4 | Por que o Brasil é um país tão desigual e há tantos pobres, apesar de tanta riqueza, inclusive natural e tantos ricos? Por que passamos tão mal pela pandemia, diferente de outros países, com tantos mortos, tantos desempregados, empobrecidos e empresas, principalmente micro e pequenos negócios, quebrados? O Brasil é o campeão da exploração da sua força de trabalho? Somos superexplorados? O que podemos fazer reverter essa situação?
?E mais: o quadro INFORME ECONÔMICO, com a análise das notícias econômicas em destaque dos últimos dias.
NOTÍCIA 1 | Mercado financeiro sobe estimativa de inflação e vê alta do PIB menor que 1% em 2022.
NOTÍCIA 2 | FMI: 4 fatores ameaçam inflação. Fundo acredita que preços deem uma trégua apenas primeiro semestre de 2022. Brasil reúne todos os 4. IPCA acumulado já passa de 2 dígitos
NOTÍCIA 3 | Comércio ainda sofre com Covid e pedidos de falências têm alta de 32%. Micro e pequenos negócios também lideraram as requisições de falências
? Assista a íntegra da live no YouTube e no Facebook.
? Inscreva-se e clique o sininho para o aviso de novos vídeos.
?Dê seu like e ??deixe o seu comentário.
?️ Participe, mande sua pergunta: ? WhatsApp: (21)96553-8908.
? E-mail: contatoclweb@clwebradio.com
?Ouça ainda o direto do nosso ?️ site (www.clwebradio.com)
e se informe mais com outras notícias e ainda acompanhe reprises e reapresentações.
? Ouça também por APP de rádios online – RadiosNet ou baixe nosso appy exclusivo (na PlayStore).
?Siga-nos Instagram (@radiocensuralivre) e Twitter (@wrcensuralivre)
?Siga o podcast em: Anchor, Spotify e Google Podcast e agregadores.
?Ajude a manter nossa programação no ar!
?Contribua com nossa vaquinha online: apoia.se/clwebradio
? Faça um PIX: Chave PIX 32954696000181
? Web Rádio Censura Livre, A Voz da Classe Trabalhadora!
#anuárioestatístico
#desigualdadebrasileira
#exploração
#governoBolsonaro
#EconomiaÉFácil
#WebRádioCensuraLivre